Presente, passado e futuro.

Posted On Sep 10, 2022 |

"Não é a olhares em frente que consegues ligar os pontos. Só os consegues ligar olhando para trás." Já afirmava Steve Jobs com toda a sua autoridade.

"Para a frente é que é o caminho", escutamos e dizemos com alguma frequência. Uma verdade, é certo e tão necessário para garantir o movimento na nossa vida.

Ainda assim é para mim também verdade, pelo que vivo, conheço e acompanho, que para andares em frente, mais leve e mais forte, precisas relembrar por onde já passaste.

Por isso, não poderia estar mais de acordo com este ensinamento deixado por Steve Jobs.

É, tantas vezes, neste olhar para trás que podes e deves fazer, desapegadamente, que encontras:

✨ Respostas a alguns dos teus "porquês"

✨ Motivos para te celebrares, porque ganhas consciência do quão forte e resiliente já foste em tantas situações que ficaram lá atrás e, com isso,

✨ Reforças a tua autoestima, porque te valorizas e, por sua vez alimentas a tua autoconfiança, de dentro para fora e

✨ Recuperas o teu fôlego para subir mais degraus, que magnetizas para ti em forma de evolução, a partir dessa tua nova perspetiva de ti própria, de ti próprio.

Na altura em que o teu passado foi o presente, pode não ter existido a clareza necessária para entenderes o que estavas a viver, talvez até pela dureza do que experienciavas e porque estavas demasiado perto, dentro da tua ferida, para decifrar com discernimento o propósito dessa dor.

Por este motivo e, sempre no momento presente, o atual, precisamos confiar que os "pontos", de alguma forma no futuro vão ligar-se e irão fazer todo o sentido.

Precisas confiar em algo, seja a intuição, o universo, o destino, o karma, o que for, porque é na confiança de que os pontos se vão ligar algures lá na frente, que terás a coragem para hoje caminhares em frente sim, seguindo o teu coração. Mesmo quando ele te guia para fora do "suposto caminho talhado", essa confiança fará toda a diferença.

✨ A vida vai pôr-te várias vezes à prova, não desistas, nem percas essa confiança.

Faz aquilo que amas.

✨ E se ainda não sabes o que amas, então é para continuares no sentido da descoberta, sem conformismos, porque tal como em todas as questões ligadas ao coração, também nesta: saberás quando a encontrares.

E aqui, igualmente inspirada pela mensagem do Steve Jobs, quando sentes que não tens controlo em nada ou que estás totalmente perdida, perdido, agarrados na desconfortável zona de conforto, lembra-te que o que temos de mais certo nesta vida é precisamente a morte. E esta é o melhor wake up call/lembrete que te ajuda a evitar caíres na armadilha de pensares que tens algo a perder. "Nascemos sem nada, partimos sem nada", por isso não há razão para não seguires o teu coração.

✨ Não percamos tempo a viver a vida de outros ou a vida que outros gostariam que tivéssemos.

✨ Não deixemos que o ruído das opiniões de terceiros silencie a nossa voz interior.

✨ Tenhamos a coragem de seguir a nossa intuição e o nosso coração, no nosso tempo, no nosso ritmo, no nosso querer.

Sat Nam
Sofia